por Lucio Manoel
#Dordt400anos
O projeto Dordt-Brasil está mobilizado para realizar as conferências que celebrarão os 400 anos do Sínodo de Dordt. O sínodo que legou ao mundo o principal documento que rejeita a doutrina arminiana do livre arbítrio com todas as suas consequências: Os Cânones de Dordt, também conhecido como Os Cinco Artigos contra os arminianos.
O projeto já lançou, em 2016, uma nova edição, em Português, dos Cânones de Dordt, que trás algumas novidades, em relação às versões já existentes em Português. Esta edição será relançada em 2018 como parte das comemorações pelos 400 anos do Sínodo de Dordt. Leia sobre isso Aqui.
Sobre as conferências programadas para acontecer durante todo ano de 2018 e também durante o ano de 2019, serão dez ao todo, sendo cinco em cada ano. A ideia do projeto é contemplar as diferentes regiões do país. As conferências abordarão temas ligados com a história do sínodo, a doutrina defendida ali, personagens importantes nas controvérsias, eventos relacionados e destaques de outros documentos legados pelo Sínodo de Dordt.
A primeira conferência Dordt 400 anos acontecerá no Nordeste, na cidade de Maceió, nos dias 5, 6 e 7 de abril deste ano. Já está confirmada a agenda do Dr. Donald Sinnema que é professor aposentado de teologia no Trinity Christian College em Palos Heights, Illinois, onde ensinou durante vinte e cinco anos. Sua dissertação (1985) estudou a doutrina da reprovação no Sínodo de Dordt. Ele publicou vários livros e artigos sobre a história pós-reforma holandês-canadense, mas atualmente dedica seu tempo à co-edição de uma nova edição crítica de nove volumes dos documentos do Sínodo de Dordt. Ele e sua esposa Carla vivem na Holanda. Além dele, também o Rev. Abram de Graaf, missionário da Igreja Reformada de Hamilton-Canadá, enviado ao Brasil para trabalhar em apoio às Igrejas Reformadas do Brasil (IRB) e à missão ampla para propagação da fé reformada em nosso país. Pr Abram é também professor do Instituto João Calvino (IJC) e dirige o projeto Dordt Brasil.
Sobre a Conferência Dordt 400 anos em Maceió, clique AQUI.