por Lucio Manoel
Lançamento oficial da Edição 2016 dos Cânones de Dordt
O Projeto Dordt-Brasil tem realizado várias ações no sentido de preparar nosso país para as comemorações dos 400 anos do Sínodo de Dordt, o maior e mais importante sínodo das igrejas reformadas, na Holanda e no resto do mundo. Uma dessas ações é o lançamento de uma edição dos Cânones de Dordt com anotações e comentários ligados com a doutrina da salvação, como exposta nos Cânones.
O primeiro passo foi dado durante o 2 Simpósio Reformado de Maceió, que aconteceu em março de 2016. Ali foi apresentado ao público, pela primeira vez, o texto da nova edição dos Cânones de Dordt.
Esta edição traz algumas novidades em relação a outras edições publicada no Brasil, por exemplo, à edição da Editora Cultura Cristã, que consta na Bíblia de Estudos de Genebra e à edição do Centro de Literatura Reformada (CLIRE), que consta em As Três Formas de Unidades das Igrejas Reformadas. Entre as novidades está a substituição da palavra “erros” que consta nas “rejeições” ao final de cada capítulo dos Cânones por “heresias”. A introdução do livro explica os motivos para esta mudança.
Outra mudança é o emprego da forma Dordt ao invés da forma tradicional Dort. Ambas palavras são formas abreviadas de Dordrecht, nome da cidade holandesa onde aconteceu o famoso Sínodo, no século XVII. A razão para esta mudança é dupla. Em primeiro lugar, o projeto quis evitar a associação com a sigla para Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), que ficou no lugar da sigla LER (Lesão por esforço repetitivo). Em segundo lugar, o projeto quis deixar a forma abreviada mais próxima do nome da cidade onde aconteceu o sínodo, Dordrecht. Apesar da forma Dort ser popular em Português e em Inglês, o Holandês tem usado com mais frequência a forma Dordt. Estas duas razões foram determinante para a escolha da forma Dordt.
O próximo passo, será o lançamento de uma edição ampliada com comentários e anotações sobre os temas ligados com os Cânones de Dordt. Esta edição está prevista para ser lançada em 2018, quando o Projeto Dordt-Brasil lembrará os 400 anos do Sínodo mais famoso das igrejas reformadas.
Você pode adquirir o seu exemplar da Edição 2016 dos Cânones de Dordt através na Livraria Reformada Cinco Pontos (Clique aqui).