Editorial
Festa de lançamento do primeiro volume da nova edição da Ata do Sínodo de Dordt, apresentado em Emden, Alemanha.
No início de 2014, o Projeto Reforma 500 e a cidade de Dordrecht (Dordt) já haviam convidado algumas cidades holandesas, suíças e alemães para trocar ideias sobre o jubileu deste Sínodo de 2018/19, uma reunião em Dordrecht. Todas as cidades que participaram desta reunião estiveram, no século 17, de alguma forma relacionada com o Sínodo e partilham a convicção de que tal jubileu poderia agora levar adiante uma série de atividades atraentes.
No último dia 29 de outubro de 2014, o primeiro volume dos Atos do Sínodo de Drodt (1618/19) foi apresentado ao público durante uma conferência na Bibliothek Johannes A Lasco, em Emden, Holanda. Este evento trouxe o Jubileu do Grande Sínodo um pouco mais perto.
Foi um evento histórico em que representantes de universidades e igrejas reformadas da Holanda, Suíça, Alemanha, entre os quais o Dr. Martin Heimbucher, Presidente da Igreja Reformada na Alemanha, Bernd Bornemann, o prefeito da cidade de Emden e Prof. Dr. Eric Peels, Reitor da Universidade Apeldoorn Teológico recebeu uma primeira cópia, uma vez que nunca antes tinha esses atos sido publicados em uma edição crítica.
O Sínodo de Dordt é um dos sínodos de igrejas mais importantes na história da tradição reformada, e suas decisões sobre a doutrina, a ordem da igreja e catequese tem sido de influência mundial. Representantes de igrejas reformadas em vários países europeus atenderam ao convite para este Sínodo.

O projeto de edição tem a intensão de legar a todo o mundo a significância histórica dos Cânones e da Ordem da Igreja, do Sínodo de Dordt, visto que a ausência de uma edição acadêmica crítica da maioria dos documentos do Sínodo, no decurso dos tempos, é notável. A Johannes a Lasco Bibliothek, em Emden, enquanto centro de pesquisa principal para a história e teologia do protestantismo reformado, tomou a iniciativa de editar este corpus de textos em cooperação com instituições na Holanda e na Suíça. A edição em questão é organizada com o apoio do Projeto Refo500. O objetivo do projeto é produzir uma edição crítica de todos os documentos do Sínodo de Dordt em suas línguas originais (predominantemente o Latin, mas alguns em Holandês, Inglês, Alemão e Francês) por uma equipe internacional de instituições e estudiosos, principalmente parceiros do Projeto Reforma 500. Esta edição crítica será publicado pela editora Vandenhoeck & Ruprecht como uma série multi-volume, e será disponibilizado em formato digital, além do exemplar de capa dura.
Visto da esquerda para a direita: Dr. Marius Lange van Ravenswaay (JALB), Dr. Herman Selderhuis (JALB), Dr. Janika Bischof (JALB), Dr. Don Sinnema, Dr. Christian Moser (Institut für Schweizerische Reformationsgeschichte) e Raphael Mühlhölzer (Vandenhoeck & Ruprecht)
(Colocar a foto em que os representantes estão apresentando a Acta)
(Colocar a foto em que os representantes estão apresentando a Acta)