Editorial
O Projeto Dordt-Brasil tem realizado várias ações no sentido de preparar nosso país para as comemorações dos 400 anos do Sínodo de Dordt, o maior e mais importante sínodo das igrejas reformadas, na Holanda e no resto do mundo.
No dia 2 de março de 2016, durante o 2 Simpósio Reformado de Maceió, foi apresentada ao público, pela primeira vez, a mais nova edição dos Cânones de Dordt, publicada pelo projeto Dordt-Brasil.
A edição traz algumas novidades em relação às edições atualmente publicadas em Português. São elas: A edição da editora Cultura Cristã, que pode ser encontrada na Bíblia de Estudos de Genebra e a edição do Centro de Literatura Reformada (CLIRE), que aparece nas Três Formas de Unidades das Igrejas Reformadas.
Entre as novidades da edição do Projeto Dordt-Brasil está a substituição da palavra “erros” que consta nas “rejeições” ao final de cada capítulo dos Cânones, por “heresias”. A introdução do livro explica os motivos para esta mudança.
Outras novidades são as seguintes: inclusão de uma Introdução que situa o Sínodo de Dordt, historicamente; um Prefácio que explica a mudança da forma mais conhecida em Português “Dort” para “Dordt”; uma tradução aperfeiçoada a partir do texto holandês que consta na “Acta Dordrechtanae” (Ata de Dordt, que está sendo publicada em edição crítica pelo projeto Refo500), e ainda um apêndice com o Prefácio que consta na versão holandesa dos Cânones, conforme aparece na ata do Sínodo de Dordt.
O próximo passo será uma edição ampliada com comentários e anotações sobre os temas ligados com as doutrinas defendidas nos Cânones de Dordt. Esta edição ampliada está prevista para ser lançada em 2018, quando o Projeto Dordt-Brasil lembrará os 400 anos do Sínodo de Dordt, nos eventos a serem agendados.
Quem estava presente ao 2 Simpósio Reformado de Maceió 2016 recebeu um exemplar desta Edição como cortesia, mas você poderá adquirir o seu nas livrarias ou através (http://livrariareformada.com/inicio/12-canones-de-dordt-edicao-2016.html).