Estudos sobre os Cânones de Dordt.
Uma exortação.
Olá, queridos leitores!
Posso imaginar que alguém esteja procurando o nosso site para saber mais sobre a doutrina da Predestinação. O nosso site foi feito para facilitar isso. Oferecemos informações e palestras sobre este assunto, mas o que faltava, até agora, era um comentário sobre os Cânones de Dordt.
Já existem algumas publicações sobre os Cânones de Dordt. A primeira edição foi publicada pela editora Cultura Cristã (meados dos anos 90), e uma segunda edição foi incluída na Bíblia de Estudo de Genebra (segunda edição revista e ampliada de 2009).
No início do segundo milênio, a Igreja Reformada do Brasil em Maceió publicou também uma versão dos Cânones de Dordt, que ofereceu uma revisão do texto e referências bíblicas na margem do texto dos cânones.
Há também uma edição dos Cânones de Dordt que foi publicada pelo Centro de Literatura Reformada (CLIRE). A primeira edição deles saiu em 2006, a segunda edição em 2009, e a terceira edição revisada foi publicada em 2017.
Considerando as comemorações do quadringentésimo aniversário do Sínodo de Dordt., foi publicada mais uma edição dos Cânones de Dordt, que oferece uma introdução histórica do Sínodo de Dordt, além disso um texto revisado e as referências bíblicas na margem do texto, igual à edição da Igreja em Maceió, de 2002. Incluídas nessa edição se encontram também a Remonstrância, de 1610, e a Contra-Remonstrância, de 1611. Outra diferença é que esta edição não fala mais sobre os erros dos arminianos, mas sobre as heresias dos arminianos; isso de acordo com o texto original desse documento. O Sínodo de Dordt analisou a doutrina dos arminianos e a condenou como heresia. A introdução do livro explica isso mais.
Nos anos de 2018 e 2019 nós organizamos várias conferências aqui no Brasil, em cooperação com várias igrejas e pastores da igreja Presbiteriana do Brasil. Ao mesmo tempo eu comecei uma série de estudos sobre os Cânones de Dordt na igreja Reformada do Brasil em Maceió. Esses estudos serão publicados no futuro, mas por enquanto quis compartilhar o resultado desses estudos com os visitantes deste site que querem saber mais sobre o Sínodo de Dordt, sobre os Cânones de Dordt, ou sobre a doutrina da Predestinação. A minha vontade é colocar a cada semana um novo estudo no nosso site. Então, fique atento a isso. Espero que consiga revisar, renovar e publicar esses estudos. Digo “renovar” porque estou consciente de que nos últimos anos muito material novo foi publicado a respeito do Sínodo de Dordt; tanto material que nem consegui ler tudo, mas estou continuando minha leitura e fazendo anotações que ajudam a entender o conteúdo dos cânones e as intenções dos delegados e das comissões de Dordt. Mas lembrem-se que o projeto Dordt 400 quis publicar todos os documentos antigos do Sínodo e dos delegados. A expectativa é uma obra completa de 12 volumes, na casa de mil páginas. Até agora (agosto 2020) foram publicados dois volumes, e o terceiro está atrasado, mas a esperança é que chegue ao mercado no final deste ano.
Espero que possamos satisfazer o seu desejo de saber mais sobre a graça de Deus e sobre a sua misericórdia, que o levou a salvar a vida de tantas pessoas em Cristo Jesus. Lendo e meditando sobre os textos bíblicos que falam sobre a predestinação, e também sobre a Reprovação (ninguém pode negar isso!), muitas perguntas podem surgir. Estou disposto a receber perguntas e/ou dúvidas e procurar uma resposta bíblica. Não sei se poderei responder qualquer pergunta; nem o apóstolo Paulo conseguiu fazer isso, mas ele disse (Rm. 11, 33-36):
“ Ò profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu Conselheiro?
Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas,
A ele seja a glória para sempre! Amém.”.