11. Como Deus realiza a conversão
Deus realiza Seu bom propósito nos eleitos e opera neles a verdadeira conversão da seguinte maneira: Ele não somente faz com que ouçam o Evangelho mediante a pregação e poderosamente ilumina suas mentes pelo Espírito Santo, de tal modo que possam entender corretamente e discernir as coisas do Espírito de Deus (1 Co 2,14), mas também penetra até os recantos mais íntimos do homem pela operação eficaz do mesmo Espírito regenerador (Hb 4,12). Ele abre o coração fechado (At 16.14) e amolece o que está duro, circuncida o que está incircunciso e renova a vontade. Esta vontade estava morta, mas Ele a faz reviver; era má, mas Ele a torna boa; estava indisposta, mas Ele a torna disposta; era rebelde, mas Ele a faz obediente. Ele move e fortalece esta vontade de tal forma que, como uma boa árvore, seja capaz de produzir frutos de boas obras.
12. A regeneração é obra somente de Deus
A conversão é a regeneração, ou seja, a renovação, nova criação, ressurreição dos mortos e vivificação, tão exaltada nas Escrituras, a qual Deus opera em nós, sem nossa ajuda. Mas esta regeneração não é efetuada pela pregação apenas, nem por persuasão moral. Nem ocorre de tal maneira que, havendo Deus feito a Sua parte, resta ao poder do homem ser regenerado ou não regenerado, convertido ou não convertido. Ao contrário, a regeneração é uma obra sobrenatural, poderosíssima e, ao mesmo tempo, agradabilíssima, maravilhosa, misteriosa e indizível. De acordo com o testemunho da Escritura, inspirada pelo próprio Autor desta obra, esta regeneração não é inferior em poder à criação ou à ressurreição dos mortos. Consequentemente, todos aqueles em cujos corações Deus opera desta maneira maravilhosa são, certamente, infalivelmente e efetivamente regenerados e, de fato, passam a crer. Quando a vontade é renovada, não é apenas acionada e movida por Deus, mas ela age também, sob a ação de Deus, por si mesma. Por isso, também se diz corretamente que o homem crê e se arrepende mediante a graça que recebeu.
13. A regeneração é incompreensível
Os crentes, enquanto vivos, não podem entender completamente como Deus opera. Porém, estão tranquilos, sabendo e sentindo que, por esta graça de Deus, eles creem com o coração e amam Seu Salvador.
O MILAGRE DA REGENERAÇÃO
A verdadeira regeração é um milagre de Deus. Deus realiza isso na vida do homem por meio do Espírito Santo e da pregação da Palavra.
Veja 1) Ezequiel 36,26: uma pregação a respeito do dia de Pentecostes. Deus derramou seu Espírito Santo e Pedro começou a pregar, e 3000 pessoas foram regeneradas; elas se converteram e foram batizadas e começaram a produzir o fruto do Espírito Santo.
Veja também 2) João 1, 12-13: o texto deixa bem claro que os filhos de Deus nasceram da vontade de Deus e não da vontade do homem!
O Re-nascimento significa que somom PASSIVOS. A criança é passiva quando nasce da carne. Assim nós também somos passivos quando nascemos de novo, por meio do Espírito Santo. O exemplo de Lídia (At 16,14) mostra isso. O Senhor lhe abriu o coração!
Você é regenerado? Podemos fazer esta pergunta? Isso não deixa as pessoas inquietas? OU devemos fazer esta pergunta para que as pessoas se examinem? Como podemos ter mais clareza sobre isso? O homem regenerado produz o fruto do Espírito Santo: uma boa árvore produz bons frutos (veja Gálatas 5, 19-26!).
É necessário haver uma experiência espiritual no momento da regeneração? Tal data e hora? Pode ser que houve um momento especial em sua vida. Mas pode acontecer, também, que alguém nasce na igreja e passa por um processo. Cada vez mais, ouvindo a pregação, começa a entender a palavra de Deus.
A Regeneração começa com a pregação (Rm 10, 14). Tem que ser ouvinte e praticante. (Ap 2,7 etc);
A Regeneração começa, também, com a Oração! Veja Lucas 11,13! A oração do Pai Nosso é para os filhos de Deus. Só se pode orar isso corretamente se tiver o Espírito de Cristo no coração.
Uma pessoa natural não entende nada; a pregação da Palavra funciona como a espada de dois gumes (Hb 4,12)
- Ezequiel 36,26: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”.
- João 1, 12-13: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
- João 3,3: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
- João 3,5: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é Espírito.”
- João 3, 6-7: “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo; o vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”.
- 1 Pedro 1,23: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente”.
- Atos 16,14: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para entender às coisas que Paulo dizia”.
- 1 Coríntios 2,12: “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”.
- 1 Coríntios 2,14: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”
- 2 Coríntios 4,6: “Porque Deu, que disse: das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da Glória de Deus, na face de Cristo