por Lucio Manoel
www.canonesdedort.com
#Dordt400Anos – nas redes sociais
Nos últimos dias 5,6,7 de abril de 2018 aconteceu em Maceió a primeira Conferência Dordt 400 Anos, da série de dez conferências que o projeto Dordt-Brasil pretende realizar, sendo cinco neste ano de 2018 e cinco em 2019. O local da conferência foi a Igreja Reformada de Maceió, no bairro Cidade Universitária.
Esta série de conferência marca as comemorações pelos 400 anos do maior sínodo das igrejas reformadas, o Sínodo de Dordt, que aconteceu na Holanda entre o fim de 1618 e o início de 1619.
O Dr. Donald Sinnema palestrou nas três noites. Dr. Sinnema é um especialista na história do Sínodo de Dordt. Ele compõe a equipe que está publicando a ACTA ET DOCUMENTA SYNODI NATIONALIS DORDRECHTANAE (1618-1619). Na primeira noite do evento, Dr. Sinnema esteve caracterizado de Johannes Bogerman, o moderador do Sínodo de Dordt.
Quem esteve presente na Conferência pôde tirar fotos junto à maquete do prédio onde aconteceu o Sínodo de Dordt 1618-1619.
Na ocasião aconteceu o lançamento da Edição 2018 dos Cânones de Dordt. Esta edição em Português está totalmente corrigida pela edição holandesa e latina dos Cânones de Dordt. Ela trás como apêndice Os Artigos da Remonstrância e Os Artigos da Contra-Remonstrância, que não aparecem em outras edições. Além disso, a apresentação do livro explica e defende a mudança do termo ERROS para HERESIAS. Adquira a Edição Comemorativa 2018 400 Anos dos Cânones de Dordt AQUI.
Além do Dr. Sinnema, também palestraram o Rev. Abram de Graaf que tem atuado como missionário no Brasil, faz mais de quinze anos e tem publicado em Português o livro Senhor, ensina-nos a orar, além de ser responsável por outras publicações: Jó, o rico (um comentário pastoral sobre o livro bíblico de Jó), Feliz Por ser Reformado e Cuidando da igreja: O ofício de presbítero, um manual comentado. Outros livros estão a caminho, explica o Pr Abram. O terceiro palestrante é de Maceió mesmo. Pr Ronaldo Cadena é ministro da Igreja Presbiteriana Castelo Forte, na região central da cidade. Pastor Ronaldo tem se esforçado com toda a igreja para manter a confessionalidade presbiteriana na congregação, contra a tendência de abandono das confissões, que tem contaminado muitas igrejas de tradição reformada.
Registros da Conferência